Imigração | Vida no Canadá

Pela primeira vez no Canadá mais idosos que crianças.

Por montrealnareal

O envelhecimento da população no Canadá se acelera. Pela primeira vez no país o número de idosos ultrapassa o número de crianças. A realidade do país tem seu reflexo na população do Québec. Os dados revelados hoje são do Statistique Canada.

Aumento extraordinário de centenários

Pessoas com mais de 100 anos são cada vez mais numerosas no país. São mais de 8000 em todo o Canadá, sendo 1850 só no Québec. Trata-se do grupo com a maior taxa de crescimento entre 2011 e 2016. O aumento de 41,3% é atribuído ao movimento similar da esperança de vida. Este número pode chegar a 40 mil no curso dos próximos 35 anos. Estamos falando do envelhecimento da geração conhecida como Baby-Boomers, os nascidos entre os anos de 46 e 64. Entre as pessoas com 65 anos e mais, um em cada 8 possui mais de 85 anos. A população desta faixa etária conheceu um crescimento de 19,4 %, quatro vezes mais rápido que o conjunto do país. A tendência deve continuar e obviamente levanta uma série de desafios.

  • A região de Trois-Rivières conta com a maior proporção de idosos entre as grandes cidades do país. 22,3%, ou duas vezes mais que idosos em Calgary por exemplo.
  • As mulheres centenárias são em maior número que os homens. 19 homens a cada 100 mulheres.
  • O Canada segue como o país mais jovem entre os países do G7. Uma população ativa de 66,5%. Uma vantagem econômica.

O Québec adora as crianças

A província conheceu um verdadeiro baby-boom entre 2006 e 2011. Mas a tendência não teve sequência. No entanto, o efeito pode ser sentido até hoje. O Québec possui a maior proporção de crianças de nove anos ou menos atrás somente da região de Prairies. Uma proporção de 11,2%. A população mais jovem se encontra nas regiões Nord-Ouest, Yukon e Nunavut em razão da alta taxa de fecundidade dos “autochtones”, os chamados povos de primeira nação. A região de Ontario é a única província onde a proporção de crianças com 14 anos e menos é quase a mesma que a faixa de pessoas com 65 anos ou mais.

Menos de 500 000 canadenses vivem em residências para pessoas idosas ou estabelecimentos de saúde. O número representa 1,2% da população. Segundo o Statistique Canada o número deve crescer com o enevelhecimento da populaçao. A residência familiar ainda segue como o modelo de habitação mais comum, ainda que as construções de condominios para idosos cresce bastante.

 

No vídeo do Statistique Canada você vê tendências demográficas do Canadá segundo sexo e idade.

 

Para conhecer as informações completas visite o site http://www.statcan.gc.ca/dai-quo/index-fra.htm

A matéria é uma reprodução do site do governo e da reportagem do La Presse que você encontra aqui

http://www.lapresse.ca/actualites/national/201705/03/01-5094279-croissance-fulgurante-des-centenaires-au-canada.php

Textos relacionados

O QUE ESPERAR DO INVERNO 2017 NO QUÉBEC? Parque Olímpico de Montreal em temporada de neve. O site Météo Média www.meteomedia.com uma referência por aqui. Se você respondeu frio e neve, bom, parece óbvio. Mas o inverno aqui é um pouquinho mais complexo.  E se para nós brasileiros acostumados a havainas e água de coco tudo no norte se resume a uma paisagem branca, para eles não. Se ...
#73- O desafio de criar filhos no Canadá Montreal na Real na Radio Centre-Ville essa semana aborda as dificuldades e facilidades de criar filhos no Canadá. Afinal de contas, é mais fácil criar filhos no Brasil ou por aqui? Como é a dinâmica com escolas e amiguinhos com culturas tão diferentes?  A pressão das escolas por aqui pode se tornar um pesadelo? Como equilibrar a educação escolar c...
Brasileiros podem viajar a partir de hoje ao Canad... O Canadá é um destino de escolha para muitos viajantes. Para facilitar a vida de turistas, estudantes, homens e mulheres de negócios , o governo Canadense, através do escritório de imigração (CIC – Citizenship and Immigration Canada) resolveu mudar as exigências de entrada para brasileiros no país. O visto será substituído pela autorização de viage...
#63 – O Dark Side da imigração  - Crise política, crise econômica, cada vez mais acesso à informação sobre a vida fora do Brasil. Tudo isso gera um sentimento de que a vida no exterior é mais fácil e que a solução de todos os problemas é ter um visto para morar em outro país. No nosso caso, o Canadá. Se você pensa assim, melhor começar a rever seus conceitos. Montreal na Real es...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.