Educação

10 boas razões para estudar no Québec

Por Rogério Tanganelli

Montreal City Skyscrapers illuminated at Night. Montreal, Quebec, Canada.

1 – Qualidade de vida excepcional!

O Québec oferece uma qualidade de vida incrível. A próvíncia possui cidades que misturam o modernismo da América do Norte com o charme das grandes cidades europeias. Seja pelas suas instituições de ensino superior, seus parques tecnológicos reconhecidos ou centros de pesquisas de prestígio, ou por sua economia fundada no conhecimento e em setores de ponta, o Québec continua a seduzir milhares de estudantes a cada ano.

Sete cidades da província estão entre as 25 melhores do Canada para se viver segundo MoneySense.

Concordia University, região central de Montréal

2- Qualidade das Universidades

A qualidade do sistema Universitário do Québec é reconhecida internacionalmente. Vários estabelecimentos se beneficiam de uma reputação mundial e estão entre os campus mais bem equipados do mundo. Por ano são mais de 30 mil estudantes estrangeiros que realizam seus estudos na próvíncia.

A Universidade de Montréal além de ser a maior francófona do mundo, conta com um budget de mais de meio bilhão de dólares para pesquisas. É a terceira Universidade do Canadá que mais investe no setor e a primeira do Québec.

A cidade de Montréal é conhecida como um centro de desenvolvimento de inteligência artificial. No fim do ano passado a gigante Google anunciou um investimento de 5,4 milhões de dólares em um projeto de pesquisa em AI no MILA ( Montréal Institute for Learning Algorithms ).

3- Preço x qualidade

Por uma formação de qualidade e reconhecimento mundial, custa menos estudar no Québec do que em qualquer outro lugar da América do Norte.

O custo baixo é uma tradição dos anos 60 da chamada Revolução Tranquila. Os custos de educação mais baixo do país estão no Québec. Os estudantes aqui costumam pagar até 5 000$ CAD a menos que os vizinhos em Ontário pela mesma formação.

4 – Uma pedagogia Anglo-saxônica

Classes com menos alunos, interatividade com professores, cursos sobre forma de debate, trabalhos coletivos e aplicação prática das teorias. Isto é o que você irá encontrar nas escolas do Québec.

5- A possibilidade de encontrar um emprego ou se tornar residente permanente após a obtenção de seu diploma

Os estudantes estrangeiros diplomados em uma Universidade ou College – Cegep possuem a possibilidade de trabalhar na província por um período determinado após a obtenção do diploma. Eles podem também somar pontos para a aplicação da residência permanente. Estudantes podem também trabalhar no próprio campus universitário e financiar parte de seus estudos .

Segundo dados dos Serviço de Estatística do Canadá, Québec foi a província que mais criou empregos no ano 2016, com a menor taxa de desemprego em 30 anos. 6,8%.

6 – Um meio de vida seguro

O Québec é politicamente estável e reconhecido pela sua tranquilidade e paz, além de seus valores de justiça e respeito a individualidade. A taxa de criminalidade é uma das mais baixas do mundo. Montréal bateu um recorde no ano passado a ser comemorado por quem vive aqui ou não. A cidade registrou o menor índice de homicídios em 40 anos.

7- Vatangem linguística

O Québec é uma sociedade francófona que fez do francês sua língua oficial. No entanto, a população “Québécoise” apresenta uma taxa elevada no quesito bilinguismo ( francês e inglês ) a mais alta do Canadá. Muitos estudantes se inscrevem em cursos regulares em uma das Universidades anglófonas como McGill ou Concordia enquanto estudam o francês em paralelo.

8 – Uma sociedade moderna e pluralista

Majoritariamente de origem francesa, muitos “Québecois” são igualmente de origem britânica. O Québec recebe a cada ano milhares de imigrantes que diversos países. O governo do Québec reconhece a contribuição dos Imigrantes como um diferencial e sendo este fator a riqueza da província. O Québec possui um sistema próprio de imigração que ainda está em funcionamento.

https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/

9 – Natureza e espaço

A superfícia do território do Québec é três vezes o da França. Sua densidade demográfica é de 4,5 habitantes por quilômetro quadrado contra 112 da França. O país é reconhecido pelos milhares de lagos e rio e por sua riqueza hidrográfica, um de seus maiores ativos econômicos. Outra força da província são suas florestas que cobrem mais da metade de seu território. Um vasto terreno que permite uma vida em contato com a natureza.

10 – Estudantes são bem-vindos

As instituições de ensino incentivam a chegada dos estudantes estrangeiros. Da mesma forma elas possuem um sistema específico de acolhimento e serviços adaptados aos estudantes internacionais. A Universidade McGill é considerada a mais Internacional das Universidades da América do Norte, sendo 23% de estudantes internacionais do total de 36,500

https://www.mcgill.ca/gradapplicants/international

 

Patrocínio

Para mais  informações sobre como estudar no Canadá, mande um email para rogerio.tanganelli@collegecdi.ca

Textos relacionados

Como lidar com o québécois sem se cansar? Ela te lançou um sorriso, mas não quer dizer que esteja interessada. Teu colega québécois recusa tua ajuda sempre que você oferece. Recebeu um presente... seria de bom tom agradecer com outro do mesmo valor. São esses códigos sociais e muito outros que o autor Dany Laferrière te ajuda a decifrar em seu último livro, Tout ce qu'on ne te dira pas, Mo...
Repensando a escola. A revolução começou. A internet teve tanto impacto em nossa sociedade quanto os aparelhos domésticos do século passado. Alguns utensílios, modernos à época, como a máquina de lavar-roupas, reorganizaram brutalmente nossa sociedade assim como nossos smartphones nos dias de hoje. O primeiro tirou mulheres de casa e as colocou no mercado de trabalho, enquanto o segund...
Feijuca Beneficente foi um sucesso! Preparado para... Na última sexta-feira, 15/04, realizamos o primeiro evento com os ouvintes e seguidores do Montreal na Real e foi um grande sucesso! Reunimos mais de 80 pessoas que lotaram o espaço do Auditoire, o café localizado no térreo da Radio Centre-Ville para prestigiar a Feiijuca Beneficente. Todos os ingressos haviam sido vendidos antecipadamente e quem c...
#34 – Doutorado e pesquisa no Canadá Iniciar uma pós-graduação no Canadá parece um desafio e tanto? Seja para quem mora ou veio passar uma temporada de estudos em alguma das inúmeras e bem reconhecidas instituições de ensino do Canadá.  O sistema de ensino é semelhante e as cobranças são as mesmas? Como é estudar em outra língua e ainda se desenrolar em trabalhos, provas e apresentaçõ...

Sobre o autor
Rogério Tanganelli

Rogério Tanganelli

Rogério Tanganelli é jornalista e conselheiro Internacional em admissões no Collège CDI


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.