Imigração

Imigração! Um verdadeiro plano de negócios. 5 conselhos para vencer em terra estrangeira.

Por Rogério Tanganelli
telechargement

A imigração como empresa a ser construída

Abandonar o próprio país e ir tentar a sorte em algum lugar no mundo não é tarefa para qualquer um. Exige boa dose de coragem, ousadia, planejamento e bom humor, afinal, sem diversão nada funciona. Por isso encarar a imigração como uma verdadeira empreitada, uma empresa a ser desenvolvida, pode te ajudar a vencer.

Foi após ler um texto no caderno de negócios do Jornal La presse, de Montréal, que resolvi importar os conceitos empresariais para o universo da imigração.

Vontade

No mundo há praticamente poucas pessoas que nunca pensaram em se mudar. O desejo de meter o pé na estrada em algum momento é algo tão natural quanto salivar diante de um bolo de chocolate que acaba de sair do forno. Ter vontade é só o “start”. Trabalhar esse desejo é a parte complicada.

Mesmo que alguns objetivos mudem no decorrer dos seus planos, a motivação deve permanecer sempre a mesma. Ela é o grande combustível da sua caminhada. Em termos práticos significa dizer que você pode mudar prazos de embarque, a escolha da nova moradia, planos de estudos, investimentos financeiros, aguardar a conclusão do seu diploma ou o nascimento do filho, mas a vontade de mudar e ir morar fora, essa deve permanecer sendo trabalhada. Ela é a sua empresa que uma hora ou outra vai decolar.

Desenvolver uma visão clara

Assim como no mundo empresarial, o imigrante empreendedor deve aprender a olhar a longo prazo. Deve aprender a colocar no papel, ou na própria imagem do sonho, como ele se visualiza em dois, cinco, dez anos. A maioria das pequenas empresas possui prazo de validade curto, assim como sonhos de imigração. Definir suas metas de forma clara vai te ajudar a medir o desenvolvimento do seu plano. Em termos práticos é preciso colocar metas concretas que serão executadas, ainda que muitas delas sejam aparentemente sonhos inalcançáveis. Que diplomas você quer conquistar, a casa que você quer viver, o bairro que escolheu morar, o nível do novo idioma que quer alcançar, qual o nível da tua intergração nesta nova realidade.  É preciso em muitos momentos verbalizar esta nova vida para que ela aos poucos se concretize.

Medir 

Mensurar é talvez a principal ação do mundo empresarial. A leitura dos dados apresentados pelo mercado é uma das funções mais requisitadas no mundo dos negócios. É função nobre dos gestores a análise dos dados e a tomada de decisões na sequência a partir desta leitura. Por isso é importante aprender a medir o desenvolvimento da sua empresa. Em que etapa você se encontra ? Como está a entrega e a produção de documentos. Prazos para inscrições e vistos. Planejamento financeiro. Você tem a quantia necessária ? Como anda o teu aprendizado com a língua.

Uma das formas também de medir o seu plano de viagem, sua empresa, é compará-lo com histórias de sucesso que te motivam. Assim como as empresas copiam a concorrência, trilhar caminhos que deram certo ao seu ver é um dos grandes segredos. Não tenha medo de copiar, bons exemplos foram feitos para serem compartilhados.

Inovar

A inovação está intimamente ligada ao desenvolvimento. Para proseguir é preciso sempre inovar. Essa é uma das nossas principais características, a adptação. Para se adptar é preciso largar o velho e aceitar o novo. E se você não estiver preparado para isso, esquece, você não poderá encarar uma nova realidade. Esta é uma máxima no mundo corporativo. Quem não inova logo é engolido. E aqui o inovar significa o famoso se vira nos 30. Aceitar aquele emprego que você nunca imaginou realizar. Mudar de carreira. Mudar hábitos alimentares para economizar. Aceitar diferenças. Adpatar-se ao clima. Observar e incorporar a nova realidade. Inovar é encontrar alternativas e soluções para os novos desafios e se manter sempre competitivo.

Relacionamento

A sobrevivência das empresas depende da quantidade de boas parcerias que ela é capaz de produzir. Bons parceiros nos negócios são capazes de evoluir juntos mesmo em um ambiente desfavorável. Isso por que eles podem dividir não somente os lucros, mas principalmente os riscos. Assim como uma empresa necessita de empregados motivados, a sua vida precisa estar cercada de gente que torçe por você, que te entede e apoia seus objetivos. Neste novo ambiente, a terra estrangeira, é a rede de solidariedade e relacionamento que vão garantir o seu sucesso. É importante construir relacionamentos sólidos, com gente que compartilha os mesmos valores que os seus. Esteja cercado de gente que você será capaz de entregar um pouco da sua alegria e da sua vitória, seu lucro, mas também pessoas que estão preparadas para dividir seus problemas, os riscos e prejuízos da sua empresa.

Vendo que seu projeto de imigração é uma verdadeira empresa, não tenha vergonha de ter orgulho do seu pequeno negócio, cuide dele como um grande bem que necessita a todo tempo de investimentos. Eu mesmo já usei em entrevista de trabalho a minha experiência de imigração como forma de exemplificar minhas qualidades profissionais. Para imigrar e vencer é preciso organização, vontade, visão clara, autocrítica, inovação e bom relacionamento. Valores que custam caro no mundo dos negócios.

Leia a reportagem em francês no caderno de negócios do LaPresse

http://affaires.lapresse.ca/portfolio/pme/201611/23/01-5044329-les-cinq-commandements-de-la-croissance.php

Textos relacionados

Québec divulga mudanças no processo de imigração... O governo do Québec anunciou hoje alterações no processo de imigração da próvínica. O intuito é valorizar mais o conhecimento do francês. E você pergunta como. Eles abaixaram a pontuação da formação para que o candidato busque mais pontos no idioma. E claro as mudanças recaem principalmente sobre o sistema de pontos da tabela dos trabalhadores ...
AEC, DEP, DIPLOMA UNIVERSITÁRIO …..  QUAL O ... Dowtown Montréal O sonho continua. Muita gente tem o Québec em mente e no coração. O desejo é imigrar para a província mais europeia da América do Norte. A pergunta de ouro hoje é. Qual formação educacional vai me ajudar nessa missão. Não custa nada uma breve explicação. O Québec tem um processo próprio de imigração. Significa que a provínci...
Sobe para 140$ o bolsa-Francisação para recém-cheg...   Os imigrantes que realizam o curso de francês proposto pelo governo do Québec em tempo integral passarão a receber um auxílio de 140$ por semana à partir do mês de agosto. O benefício pode durar até um ano. Os cursos são oferecidos pelo ministério da Imigração ou pela própria comissão escolar. Reportagem original da Rádio Canada você ...

Sobre o autor
Rogério Tanganelli

Rogério Tanganelli

Rogério Tanganelli é jornalista e conselheiro Internacional em admissões no Collège CDI


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.