Radio Montreal na Real

#69 – Quando a carne não é fraca: Vegetarianismo, veganismo, saúde, proteção ambiental

Por montrealnareal

Ultimamente tem sido cada vez mas divulgados os benefícios de se adotar dieta e hábitos que visam abolir o consumo de carnes e produtos de origem animal. Mas será que uma dieta 100% vegetariana é saudável? Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? A questão se resume a “apenas”proteção aos animais, ou é uma maneira de salvar o planeta? Qual o impacto da criação de gado na mudança climática? Quais as vantagens de adotar o veganismo? Essa é uma prática comum no Canadá? Crianças podem ser vegetarianas? O que as Ordens de nutrição do Québec e do Canadá dizem sobre o assunto? Como repor os nutrientes contidos nas carnes? É mais fácil ser vegano nas Terras Geladas, que no Brasil? Quais são os lugares especializados em cardápios sem uso de carne e derivados de animais? Como é o dia-a-dia de um vegetariano?

Para debater com os (ainda) carnívoros Marcio Ribeiro e Cida de Roussan, convidados a nutricionista Mariana Quintaes, que está terminando a equivalência de diploma na UdeM, o cientista social  pesquisador da McGill sobre veganismo no Brasil e no Canadá Felipe Colomé,  o diretor artístico, videomaker e vegetariano Matheus Cavaliere e sua esposa Lia Porto, pesquisadora em agricultura urbana e doutoranda na HEC.

Montreal na Real vai ao ar todas as terças-feiras às 17h30 (horário de Montreal) no 102,3 FM, Radio Centre-Ville.

Clique no botão de play no fim do post para ouvir ou em download para baixar a versão mp3 do podcast.

Clique aqui para ouvir a versão completa sem edição, como foi ao ar na rádio

 

COMENTADOS NO PROGRAMA 

Para participar da pesquisa do cientista social Felipe Colomé sobre veganismo no Brasil e no Canadá, entre em contato através do felipe.daluzcolome@mail.mcgill.ca

Restaurantes Veganos em Montreal

  • Lola Rosa  – 545 Milton e 4581 Parc
  • Aux Vivres – 4631 St Laurent Boul.
  • The Green Panther – 145 Mount Royal Ave. E.
  • Crudessence – 105 Rachel
  • ChuChai- 4088 St-Denis
  • Antidote comptoir vegane – 3459 Rue Ontario E

Lista feita pelo blog Mandy e mais sobre locais que vendem produto vegan e orgânicos 

Festival vegano de Montreal  

Documentáriossobre o tema

Cowspiracy – Produzido por Leonardo de Caprio. Mostra como a exploração animal é causa para desmatamento, poluição e degradação ambiental. Faz pensar apenas com argumentos fortes e sem apelar para imagens chocantes.

Foodmatters – Você é o que você come. Não é especificamente sobre veganismo, mas mostra como os alimentos podem ser usados como fonte de saúde. Muito bem produzido.

Blackfish – Fala da exploração de animais nos parques aquáticos, principalmente o Seaworld. Nomeado para o Bafta, maior prêmio do cinema inglês. Dirigido por Gabriela Cowperthwaite foi transmitido na CNN visto por mais de 21 milhões de telespectadores, conseguindo transformar a opinião pública sobre uma indústria milionária e mudando a realidade dos parques que exploram animais.

Vegucated – um documentário realizado a partir de um projeto que contou com a participação de 3 pessoas que aceitaram o desafio de levar um estilo de vida vegano por 6 semanas. Apesar delas terem encarado a proposta como uma brincadeira, todas acabam ficando bastante sensibilizadas a partir do momento em que passam a conhecer a triste realidade vivida pelos animais criados para consumo.

 

Aplicativos para você ouvir o Montreal na Real no seu Smartphone:

Android

IOS

App de rádio online

Assine nosso feed no Itunes e ajude-nos a continuar criando conteúdo, compartilhando, indicando para seus amigos e nos dando uma avaliação positiva no Itunes

Mande sugestões, críticas e elogios para radio@montrealnareal.com

Image by www.ohall.com.br

Reproduzir

Textos relacionados

#4 – Quer conhecer a estação de esqui mais p... Mais uma dica quente do Montreal na Real! O inverno em Montreal é cheio de atrações e atividades esportivas. Uma das mais requisitadas é o esqui. E Saint Bruno é a montanha mais próxima de Montreal. Saiba qual a estrutura da estação, tamanho da pista, preços e todos os detalhes para te animar a praticar um dos esportes mais divertidos do inve...
Harmonizando sabores e culturas com o super chef G... Poutine de frango a passarinho com vinagrete, hambúrger de picanha com maionese de pequi, gim tônica de guaraná e caipirinha com gim québécois... Se tem uma coisa que não requer correção nas invenções do chef Guga Rocha, é a criatividade. No último dia 13, o alagoano foi o chef convidado do Pub Le Pourvoyeur para uma noite de experimentações gas...
#73- O desafio de criar filhos no Canadá Montreal na Real na Radio Centre-Ville essa semana aborda as dificuldades e facilidades de criar filhos no Canadá. Afinal de contas, é mais fácil criar filhos no Brasil ou por aqui? Como é a dinâmica com escolas e amiguinhos com culturas tão diferentes?  A pressão das escolas por aqui pode se tornar um pesadelo? Como equilibrar a educação escolar c...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Comentários 6

  1. Post
    Author
  2. Post
    Author
  3. Post
    Author
  4. Carolina

    Adorei esse podcast!! Muito obrigada!! Não sou vegetariana nem vegana, mas não como carne de boi nem frango, já estou há um ano numa dieta muito mais vegetal do que carnívora, e estou amando!! Queria ter mais opções e melhores preços no Brasil pra conseguir ter uma dieta plenamente vegetariana. Ouvir gente tão inteligente e generosa falando sobre o assunto só me dá mais ânimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.