Política | Radio Montreal na Real

#65 – A “(i) legalidade” do Impeachment e a crise política brasileira

Por montrealnareal

Quem deixou o Brasil tem direito de se interessar e opinar  sobre a crise política e econômica que assola o país? Com quem direito, nós que “abandonamos o barco” nos metemos num assunto que não nos pertence mais? Porque toda essa ebulição social brasileira afeta quem teve a facilidade de fugir de crise morar num país de Primeiro Mundo?

Com o direito de quem nasceu, foi criado, tem família, laços, amigos e raízes num país que não deixa de ser nosso apenas por termos a oportunidade de alargar seus horizontes e explorar um mundo novo. E esse direito é garantido pela Constituição brasileira. Inclusive, o direito a escolher, mesmo à distância, quem serão os próximos comandantes da Nação.

Dito isso, Montreal na Real na Radio Centre-Ville, com o comprimisso de discutir assuntos pertinentes aos brasileiros que moram nas Terras Geladas do Canadá e àqueles que sonham morar por essas bandas, resolveu fazer um debate sobre o atual momento do Brasil. Expatriados tem direito à opinião? Juridicamente, o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef é legal? Quais são os argumentos a favor e contra a queda da presidente? O que são as pedaladas fiscais? Essa prática é considerada crime de responsabilidade? O que é a Operação Lava Jato? O juíz Sérgio Moro é herói, vilão, ou cumpridor de suas obrigações? É possível debater política sem agredir quem tem opinião contrária?

Para debater conosco, convidamos os advogados brasileiros Guilherme Manhães e Priscylla Joca,  ambos estudantes da Université de Montréal, que tem opiniões divergentes, mas participam do Coletivo Montreal, grupo de brasileiros que está sendo formado para debater temas da atualidade brasileira e que está organizando um ato em defesa da democracia (link abaixo).

Apresentação e produção: Marcio Ribeiro e Cida de Roussan. Produção e Background musical:  Tati Garrafa.

Links comentados no programa:

Ato em defesa da democracia – 31/03/2016

Conférence-débat: “Brasil: crísis política y democracia en jaque” – “Brésil: crise politique et démocratie en échec”

Clique no play para ouvir ou em download para baixar a versão mp3 do podcast.

Aplicativos para você ouvir o Montreal na Real no seu Smartphone:

Android

IOS

Assine nosso feed no Itunes e ajude-nos a continuar criando conteúdo, compartilhando, indicando para seus amigos e nos dando uma avaliação positiva no Itunes

Reproduzir

Textos relacionados

62 – Volta ao mundo com Travel and Share Já imaginou largar emprego, vender tudo e cair na estrada sem rumo, conhecendo o mundo né? O casal Rômulo Wolff e Mirella Rabelo não ficaram só na vontade e a bordo da Gallega (uma Nissan Frontier muito simpática) estão na estrada desde janeiro de 2015 e já passaram por 16 países! Em sua parada por Montreal, Rômulo nos contou um pouco dessa históri...
Novo processo de imigração promete vistos de 3 a 6... O que já vinha sendo comentado há algum tempo entre consultores de imigração e imprensa aconteceu hoje. A Ministra de Imigração do Québec, Kathleen Weil, anunciou que colocará fim ao sistema "quem chegar primeiro será servido primeiro" e as famigeradas filas por ordem de aplicação. A partir do ano que vem, os pedidos de visto pelo processo de imi...
Inverno na Real – Enfrentando a tempestade Há vida nas ruas mesmo com uma tempestade de neve daquelas caprichadas? Será que as pessoas saem de casa mesmo com temperaturas abaixo de -20 graus e ventos congelantes? O inverno canadense é tão rigoroso assim? Aproveitamos uma tempestade hivernal para tentar responder a essas perguntas. Não é cenário de filme catástrofe, é o inverno na Real! A...
Filmes canadenses para você treinar seu francês/in... O Canadá possui uma grande indústria de cinema, principalmente, nas cidades de Vancouver e Toronto, mas a província de Quebec também não fica de fora. Seja através de produções próprias ou servindo como locação (principalmente para o cinema americano), grandes filmes já foram produzidos em francês e inglês em estúdios e locações canadenses. Ano pas...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Comentários 3

  1. Post
    Author
  2. Eric Frata

    Caramba! Cida e Marcio, vcs simplesmente me fizeram entender, e ter uma opinião sobre tudo isso. Eu sinceramente esperava que os podcast do Montreal na Real só iam me ajudar para compreender mais sobre Montreal, e a migração, e tudo mais sobre esse assunto específico e vcs me fazem sentir agora um expert no quesito impeachment ou não impeachment..
    Um abraço ainda de terras brasileiras =)

  3. Hugo Esteves

    A não-doutora perdeu a linha no final quando começou a falar que as pessoas se incomodam com os belos programas sociais do governo e com pobres viajando de avião – demonstrando total falta de conexão com o que acontece no Brasil: corte de 9 bilhões na educação, pedaladas ridículas, cortes nos belos programas sociais, estagnação da educação nos últimos 14 anos, desemprego recorde, taxas de juros recorde, fechamento recorde de empresas e, expediente comum aos petistas, apelou pro ad hominem tentando inverter a atuação do Moro.

    Apesar da forma de falar extremamente pedante e, perdoe, chata (só continuei ouvindo por causa do prestígio do programa), ainda estava dando pra aturar quando tentava fugir da paixão e argumentava de maneira “jurídica”.

    Mas é aquilo: é só dar corda que o petista sai do armário e volta ao default.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.