Artes | Vida no Canadá

Montreal é um paraíso para nerds e geeks

Por Rany Ferraz

Montreal é conhecida por ser uma cidade bilíngue, cheia de diversidade, com belos parques e paisagens, festivais e, principalmente, multicultural. Mas o que muita gente não sabe é que a cidade tem um lado nerd/geek muito forte. Montreal é o quinto maior centro de desenvolvimento de jogos do mundo. Vocês podem ler mais sobre a indústria de games aqui.  Para quem é fã de jogos, quadrinhos e cultura nerd/geek, por exemplo, não pode deixar de participar dos três principais eventos oferecidos pela cidade durante o ano.

Comecemos pelo Montreal Joue:

Montreal Joue

A 4ª edição ocorreu de 20 de fevereiro à 6 março. O evento já passou, mas fiquem ligados porque próximo ano tem mais. Mas vamos ver o que rolou esse ano?

Teve o lançamento de Far Cry Primal, o mais novo jogo da franquia desenvolvido pela Ubisoft Montreal. Rolou encontro com os criadores do game e teste de habilidade de sobrevivência no jogo. Para quem não sabe, dessa vez a franquia leva o jogador até a Idade da Pedra, onde você precisa sobreviver aos diversos perigos e caçar animais, como os imensos mamutes.

Teve também uma importante discussão sobre mulheres e jogos. A mesa redonda tinha como objetivo discutir a participação das mulheres nos games.

Atelier do Unreal editor: O workshop proporcionou o aprendizado de navegação básica, manipulação de objetos, brushes e iluminação básica.

Noite de zumbis na Biblioteca Frontenac: A biblioteca se tornou um playground gigante onde os participantes precisavam sobreviver a uma horda de zumbis!

Visita ao estúdio da Electronic Arts: Os visitantes tiveram direito a um tour dentro do estúdio de jogos e ainda tirar dúvidas com os desenvolvedores.

A criação de jogos mobile com a Gameloft: Os participantes aprenderam sobre a criação de jogos mobile, sistema do jogo sociais, mecânica de monetização e jogos free-to-play.

Esses foram alguns exemplos do que rolou no Montreal Joue.  Para cada evento citado acima havia um número limitado de participantes e idade pré-estabelecida.

Montreal Joue ocorreu em mais de 60 lugares como Place des Arts, Centro de Ciências de Montreal, na Universidade Concordia, no Museu McCord e bibliotecas. Foram mais de 300 atividades gratuitas e mais de 100 parceiros e expositores. O festival tem como objetivo fazer de Montreal uma metrópole cultural e capital dos jogos.

Você conferir tudo que rolou no evento aqui: http://www.montrealjoue.ca/

Montreal Comiccon

Para os quem perderam o Montreal Joue, não se preocupem porque em julho vai rolar o Montreal Comiccon!!! Sim, você não precisa viajar para San Diego para curtir o evento. Basta estar em Montreal dos dias 8 à 10 de julho. A Comiccon será sediada no Palais de Congrès. Mas o que vai rolar por lá?

Para começar vai rolar homenagem aos 50 anos da série de TV de Batman e Star Trek.

Até agora foram confirmadas as seguintes participações especiais: a atriz brasileira Morena Baccarin (Deadpool, Gotham), Nichelle Nichols (a eterna Uhura de Star Trek), Kate Mulgrew (Star Trek, Orange is the New Black), William Shatner (a.k.a Capitão Kirk de Star Trek),  Billy Dee Williams (o Lando Calrissian de Star Wars), Alfonso Riberio (o Carlton de Um Maluco no Pedaço <3), Brett Dalton (Agents of S.H.I.E.L.D.), o lutador Scott Hall, o dublador Peter Cullen (a voz de Optimus Prime em Transformers), Robin Lord Taylor (o Pinguim de Gotham)  e as cosplayers Yaya Han, Jessica Nigri e Kamui Cosplay.

Para quem é fã de quadrinhos também vai contar com a presença de Neal Adams (Batman), Yanick Paquette (Monstro do Pântano), Dave Ross (Demolidor), Richard Pace (Novos Guerreiros), Marguerite Sauvage (Faith), entre outros.

Na Montreal Comiccon os participantes podem aproveitar painéis e workshops, autógrafo de celebridades, zona de videogame (incluindo jogos de carta e tabuleiro), The Masquerade Awards (competição de melhor cosplay) e muito mais.

Mais detalhes, como participações especiais e horários dos eventos, ainda serão confirmados. Os ingressos já estão à venda no site. O evento também aceita voluntários.

Para saber mais sobre a Comiccon acesse o site aqui: http://www.montrealcomiccon.com/

MIGS

Para finalizar no final do ano irá ocorrer o Montreal International Game Summit, no Palais de Congrès. O MIGS é o maior evento sobre a indústria de games na Costa Leste do Canadá. As datas e atrações ainda não foram definidas, mas você pode conferir o que teve ano passado no evento.

O Game Summit reuniu palestrantes da área de jogos como: Samuel Demont (programador na Eidos Montreal), Amy Hennig (diretora criativa sênior da Visceral Games da EA), Clint Hocking (diretor criativo da Ubisoft), Jade Raymond (diretora geral da Motive Studios da EA), Fredrik Wester (CEO e presidente da Paradox Interactive), Brenda Bailey Gershkovitch (CEO da Silicon Sisters Interactive Inc), Ian Chuprun (sound designer na Behaviour Interactive), Tanya Short (Kitfox Games), Guillaume Provost  (fundador e diretor criativo da Compulsion Games ), Jillian Mood (IGDA), entre outros profissionais de diversas áreas e empresas e desenvolvedoras indies.

Para quem quer saber mais sobre games tiveram dois dias de Master Class. A Master Class abordou conhecimentos na área de storytelling, narrativa, neurociência aplicada ao desenvolvimento de jogos, criação de universo de games, etc.

Os visitantes também contaram com uma Expo Zone, área onde expositores indies e de grandes empresas deixaram seus projetos à mostra para o público conhecer e jogar.

E por último, o Business Lounge, ponto de encontro onde empresas e indivíduos puderam desenvolver negócios, apresentar projetos e fazer networking.

No MIGS também existe a opção de se voluntariar para trabalhar no evento. É de se esperar que o evento traga tantos palestrantes, expositores e atrações como no ano passado.

Saiba mais sobre o evento aqui: http://www.migs15.com/en/

Nexus Smart Bar

Esses são os três maiores eventos nerds/geeks para ficar de olho durante o ano! Fora esses eventos existem diversos bares, lojas, livrarias e festivais.

Se você quiser sair para beber com seus amigos, mas continuar conectado a jogos de tabuleiro, vídeogames, HQs e afins, existem os seguintes bares temáticos: Nexus Smart Bar, Foonzo Bar,  Randolph Pub LudiqueMontreal Forum’s Game Centre e Arcade MTL. Tem também lojas e livrarias geeks como: Kigurumi, Chez Geeks, Le Valet d’CoeurBoutique GeekatoriumDrawn and Quarterly e Tour de Jeux.

Montreal também possui outros eventos geeks como: GeekFest MontrealRetro Expo MontrealThe Montreal ToyCon e Fantasia Film Festival, entre outros. A cidade também oferece iniciativas como Montreal Girls Geek para mulheres na área de tecnologia. E vale também uma visita ao Montreal Science Centre.
Se você mora ou pretende visitar Montreal aproveita para conhecer o lado nerd/geek da cidade!

Textos relacionados

Recorde. Québec apresenta a menor taxa de desempre... A província do Québec alcançou em junho sua menor taxa de desemprego em décadas, seguindo a tendência de queda apresentada em maio último. O índice agora se encontra a 6,5%, segundo dados do Statistique Canada, órgão resonsável pela medição e divulgação.  A taxa é a menor desde 1976, ano em que os dados começaram a ser coletados. São mais de 45 ...
Brasileiros podem viajar a partir de hoje ao Canad... O Canadá é um destino de escolha para muitos viajantes. Para facilitar a vida de turistas, estudantes, homens e mulheres de negócios , o governo Canadense, através do escritório de imigração (CIC – Citizenship and Immigration Canada) resolveu mudar as exigências de entrada para brasileiros no país. O visto será substituído pela autorização de viage...
Feijuca Beneficente foi um sucesso! Preparado para... Na última sexta-feira, 15/04, realizamos o primeiro evento com os ouvintes e seguidores do Montreal na Real e foi um grande sucesso! Reunimos mais de 80 pessoas que lotaram o espaço do Auditoire, o café localizado no térreo da Radio Centre-Ville para prestigiar a Feiijuca Beneficente. Todos os ingressos haviam sido vendidos antecipadamente e quem c...
#55 – Quer morar no Québec? Pergunte-me como... Nosso programa na Radio Centre-Ville, esta semana está completo sobre os dois principais sistemas de imigração para o Canadá através do Québec: Trabalhador Qualificado e PEQ. Saiba por onde começar seu projeto de imigração, quais os critérios para ser elegível, passo a passo do preenchimento de formulários, detalhes sobre o recém-criado sistema onl...

Sobre o autor
Rany Ferraz

Rany Ferraz

Jornalista, pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, estudante de Jogos Digitais, sonha com o dia que vai andar novamente pelas ruas de Montreal como residente permanente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.