Imigração

Regras e prazos para o processo de imigração do Québec (com links)

Por montrealnareal

O Ministério da Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec jogou uma verdadeira bomba na internet hoje (29/10) ao anunciar a reabertura de seu processo de imigração. Mas para realizar o sonho de morar na parte francesa do Canadá, tem que correr.

Os interessados devem mandar seus dossiês para se enquadrarem no programa de imigração como trabalhador qualificado de 4 de novembro a 15 de dezembro de 2015 . Serão aceitos 3500 pedidos na primeira leva, pelo correio, e mais 2800 serão aceitos de 18 de janeiro a 31 de março de 2016 no novo sistema online. Até agora, essa é a informação oficial do governo québécois sobre o assunto, não havendo ainda previsão para nova rodada de recebimento de dossiês.

Mas como tudo na vida, existem as exceções.  Você pode enviar um pedido  a qualquer momento, fora desses prazos, caso cumpra os seguintes quesitos:

  • Envie junto do seu dossiê uma oferta de emprego válida
  • A Citoyenneté et Immigration Canada o informou (por algum motivo que não ficou claro) que aceita tratar seu pedido de residência permanente no Canada. (parece apenas formalidade para mostrar que o governo federal pode decidir aceitar um candidato à imigrante e o Québec não irá atrapalhá-lo)
  • Você é residente temporário no Canadá e apto a apresentar um pedido para receber o CSQ (Certificado de Seleção do Québec, o documento-porta-de-entrada da província)

O governo deixa claro em seu texto que a maneira como o qual você enviará seu pedido, por correio ou online, não influenciará em nada na maneira como o dossiê será tratado.  Caso você envie a papelada a tempo e o limite de 3500 pedidos (para o mundo todo) seja atingido, você receberá de volta os documentos e poderá aplicar na segunda etapa online, mas não serão aceitos envios das duas maneiras (caso você pense na malandragem de aplicar via correio e online para aumentar suas chances de ser aceito).

E aí, se animou? Sua hora de imigrar chegou?

Então o primeiro passo é estudar o francês, exigido no processo de imigração. Depois de conseguir se comunicar nesse idioma, fique atento aos links abaixo, que estão em francês, para iniciar a sua demanda.

E boa sorte!

Caso queira acessar o plano de imigração para o Québec (feito em 2014 e ainda em vigor) clique aqui

Formulário para pedido do CSQ clique aqui

Checklist de documentos a enviar clique aqui

Documentos necessários e regras a serem seguidas clique aqui

Caso queira entender ainda mais sobre os processos de imigração, fizemos dois programas de rádio especiais que você pode ouvir clicando abaixo?

#13 – Imigração para o Canada

#42 – Você sabe quais são seus direitos?

Textos relacionados

Stade Olympique: um elefante nem tão branco assim O complexo do Parque Olímpico é um dos símbolos de Montreal. A arquitetura moderna do estádio e sua torre de 165 metros de altura, a mais alta torre inclinada do mundo, se destacam da paisagem de casas e prédios baixos em qualquer imagem aérea que se faça da cidade. Construído para  os Jogos Olímpicos de 1976 como um exemplo de obra moderna, chegan...
Urgente! Mudança nos prazos do Mon Projet Québec Parece que enxurrada de reclamações na internet surtiu efeito e o MIDI (Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec) resolveu agir para tentar melhorar o acesso dos candidatos ao Certificado de Seleção do Québec e assim, consequentemente, se tornar residente permanente. Em comunicado enviado hoje, o Ministério decidiu prorrogar o praz...
Tradução da nova tabela de pontuação para o proces... Há dois dias divulgamos que o Ministério de Imigração, Diversidade e inclusão do Québec (MIDI) estipulou nova regra para o processo de seleção dos trabalhadores qualificados que visam o Québec, com a promessa de tornar o processo mais objetivo, uniforme e eficaz. A maior mudança seria cortar o quesito "adaptabilidade", conforme você pode ler aqui. ...
Sobre a realização de sonhos – 1 ano depois... Esse é um texto sobre meu primeiro ano nas terras geladas do Canadá que publiquei no meu blog pessoal (Rumo ao Sonho). Mas como a maioria das pessoas que acessa o Montreal na Real está no início dessa jornada pela imigração, resolvi compartilhar aqui também. Deixo claro que é um relato extremamente pessoal e a minha visão desses últimos 365 dias co...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Comentários 9

  1. Camilla

    Bom dia,

    Estou suuper interessada no processo imigratório Quebec, porem tenho uma duvida, talvez vc possa me ajudar, a questão é o seguinte, tenho um diploma de técnico de processamentos de dados e tecnologia da informação (extensão do 2º grau) e estou cursando Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos (superior) só que esse curso aqui no Brasil tem duração de 2 anos e no Canada é 3 anos, será que quando eu for fazer a equivalência do diploma não seja aceito por conta da diferença da carga horária? Comecei este curso de tecnólogo pensando em aumentar a chance de imigração porem agora estou com medo de estar só perdendo tempo e dinheiro. Se vc souber por favor responda.

  2. Post
    Author
    montrealnareal

    Olá Lurdiene, nós não somos consultores de imigração, então toda informação que eu te passar aqui é fruto de nossas pesquisas como jornalistas e pessoas interessadas pelo assunto. Sugiro a todos que nos perguntam para procurarem as fontes oficiais e profissionais especializados. Existe além do processo de imigração por Québec, um outro chamado PEQ – Programa de Experiência Quebecoise, no qual um do casal vem para estudar (um curso técnico ou universitário), enquanto o cônjuge tem visto aberto de trabalho. Após o fim do curso, podem aplicar para a residência permanente e se manter por aqui. Acredito que você precisaria estudar o idioma e nesse caso pode vir antes e estudar por aqui sim. Agora, se a sua ideia é vir pelo processo de Québec e estudar aqui, acho muito difícil porque se pela simulação vocês já não atingem a pontuação, será praticamente impossível serem aceitos no processo. Cada vez mais eles levam em consideração diploma e profissão. Bom, espero ter ajudado e caso você precise de alguma ajuda mais especializada, conheço consultores de estudo e imigração que eu confio e podem te dar uma luz. Me manda email para marcio@montrealnareal.com que te passo os contatos. Abs

  3. lurdiene lopes de oliveira

    boa tarde, estou com muitas duvidas será que alguém pode mi ajudar por favor, o meu marido esta querendo migrar para o Canadá, mas somente ele tem uma profissão,e eu sou dona de casa, mas comecei fazer o francês agora,quando ele preenche os papeis ele e as crianças conseguem as pontuações, mas quando ele põe os meus dados, a pontuação fica mais baixa.
    Então minha duvida e, teria como eu conseguir ir junto com eles mas para estudar la, e mais pra frente isso teria algum problema no Canadá.

  4. Juliana

    Alguém já recebeu a cobrança do pagamento da taxa ou alguma notícia (e-mail, carta) sobre o recebimento do dossiê e abertura do processo para imigração para o Quebec 2015?

  5. Post
    Author
    montrealnareal

    Fala João, tudo bem?
    Pelo que eu saiba, hoje o processo de Québec não exige o francês, mas ele dá pontos pelo idioma. Uma pessoa provavelmente não será desclassificada por não ter o idioma, mas se chamarem para entrevista, ferrou. Outro ponto é que o idioma não deve ser encarado apenas como uma maneira de vir ou não, mas como a principal ferramenta par se integrar à nova vida. Deixar para aprender in loco é mais complicado e demanda tempo.

    Espero ter ajudado
    Abs
    Marcio

  6. Cleiton Silva

    Amigos, tenho algumas dúvidas. A experiência profissional comprovada é Obrigatória ou só ajuda somar pontos? É necessário apresentar algum diploma de escola de idiomas ou seria somente os testes TCF e IELTS? Descobri sobre o projeto em 07/11/15 , pretendo estudar um ano de francês e realizar o TCF. A janela mínima que conseguiria pegar seria pra início de 2017? Obrigado. abs.

  7. Post
    Author
    montrealnareal

    Segundo minhas pesquisas, o nível intermediário avançado é o B2, ou nível 4 “Niveau 4 ou B2 au TCF : niveau intermédiaire avancé. Maîtrise générale et spontanée de la langue. La personne peut comprendre l’essentiel d’un texte complexe. Elle peut participer à une conversation sur un sujet général ou professionnel de façon claire et détaillée en donnant des avis argumentés.”

    http://www.langues.polytechnique.edu/accueil/langues-enseignees/francais-langue-etrangere/test-de-connaissances-du-francais-tcf-3336.kjsp

    Espero ter ajudado.
    aBS

    Marcio

  8. Flávio

    No site do governo está escrito “Si vous possédez une connaissance du français de niveau intermédiaire avancé démontrée par un test standardisé reconnu par le Ministère, votre demande n’est pas soumise à ces règles et vous pouvez présenter votre demande à n’importe quel moment entre le 1er avril 2015 et le 31 mars 2016.”.

    Vcs sabem dizer o que é considerado um “niveau intermédiaire avancé”? Seria o B2, C1 ou C2?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.