Radio Montreal na Real

#44 – A imigração pelos olhos de crianças e adolescentes

Por montrealnareal

file000105671448Já falamos de casais que decidiram imigrar, solteiros que desembarcaram sozinhos no Canadá, famílias numerosas, pais que chegaram antes para preparar o terreno para a família…mas e as crianças e adolescentes? O que passa na cabeça deles num momento tão importante de suas vidas? Em homenagem ao mês das crianças, resolvemos ouvir quem passou pela experiência de mudar de país antes da fase adulta e seus reflexos.

No primeiro e segundo blocos tivemos a participação de uma jovem de 18 anos, que motivou a vinda da família parao Canadá (Maíra de Roussan) e outro que imigrou sem os pais com apenas 13 anos (Sandro da Silva).

No terceiro,  saem os adolescentes e entram as crianças.  Antônio Souza, de 10 anos, que imigrou com apenas 3 anos e cresceu no Canadá e Gabriel Salles, que não queria deixar o Brasil e teve que voltar ao país contra a vontade quando começava a mudar de ideia.  No último bloco,  entram as mães Karina Salles, Ana Paula Souza e Cíntia Gini, que teve bastante trabalho para convencer o filho de 14 anos a seguir o sonho dela.

Tivemos também a psicóloga Melange Birulio que deu dicas de como ficar atento aos sinais de depressão dos jovens e crianças  e como lidar com os desafios da imigração para os mais novos.

Contatos Dra Melange Birulio   Tel: 514-7776609 – http://melangebirulio.wix.com/melangebiruliopsy

Apresentação, técnica e edição – Marcio Ribeiro

Apresentação e produção – Cida de Roussan

Clique no play para ouvir ou download para baixar em arquivo mp3

Compartilhe!

 

Reproduzir

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Comentários 6

  1. Post
    Author
  2. Frederico Galdino

    Que entrevista interessante. Eu estou há alguns dias planejando ir com a família (esposa, 1 filha de 13 anos e 1 filho de 1,5 anos). Deu pra entender bem o que eles passaram e confirmar a tranquilidade que os pais têm com seus filhos vivendo a paz do Canadá. Espero que dê tudo certo na minha, aliás, nossa jornada e que em breve eu esteja fazendo parte do mundo Canadá.

    Parabéns pelo programa.

  3. Post
    Author
  4. Post
    Author
  5. Mayana

    Nossa que programa legal!!!! Amei!!! Tema super importante para nós pais e amei ouvir os adolescentes e principalmente os meninos!!! Parabéns para vocês!!!! Sucessoo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.