Dicas | Textos

[Serviço] Todas as informações sobre o Festival Internacional de Mongolfières

Por montrealnareal

DSC_0024

Por Marcio Ribeiro

Acontece de 8 a 16 de agosto o International de Mongolfières, na pequena cidade de Saint-Jean-sur-Richelieu, a cerca de 40 minutos ao sul de Montréal. O festival que tem nos balões seu principal atrativo, acontece há 31 anos e reúne milhares de pessoas. As atrações são variadas e agradam a diferentes perfis. Mas todos se identificam com o ambiente familiar e a tranquilidade do local. São 134 mil metros quadrados de área verde, que abrigam um grande estacionamento, banheiros, um parque de diversões, brinquedos infláveis, jogos lúdicos, barraquinhas de artesanato e produtos locais, quiosques de comidas e bebidas e até um bistrô do SAQ, e, acredite se quiser, um caminhão distribuindo waffle e frutas com Nutella de graça!

DSC_0009

Você pode personalizar seu rótulo na hora

O palco montado no meio da área recebe show de artistas famosos no Québec, seguindo uma agenda definida para ter música tocando durante todo o dia e à noite. Esse ano passam por lá Eric Lapointe, Patrice Michaud, Meghan Trainor, Shawn Mendes, Our Lady Peace, Moist, Radio Radio e muitos outros.  Famílias reservam seu lugar no gramado com suas cadeiras dobráveis, coolers, esteiras e passam o dia numa tranquilidade que impressiona quem vem de fora. Só não é permitido entrar com bebida alcoólica, mas o resto da farofada está liberado.

Os portões são abertos de segunda a sexta às 13h30, sábados e domingos ao meio-dia, e o evento só termina após o último show musical, que começa entre 20h e 21h15, dependendo do dia.  A entrada custa 25 dólares por pessoa. Caso compre na hora, não paga a taxa de 2,10 cobrada pelo site do evento.  Crianças de 4 a 15 anos pagam 10 dólares. Existem ainda alguns pacotes que dão descontos para a família e outros que ficam mais baratos caso opte pela entrada em mais dias.

DSC_0006

O que são os Montgolfières?

Mas a verdadeira vedete são os chamados Montgolfières.  Aliás, você sabe o que quer dizer essa palavra? Nada mais que balões de ar quente.  A origem do nome vem dos irmãos Montgolfiers, que inventaram esse meio de transporte, que encontrou no festival uma homenagem que encanta quem participa.  São nada menos que 103 balões, gigantes e de todos os formatos e cores,  colorindo o céu de Saint-Jean-Sur-Richelieu. Entre eles, como não poderia deixar de ser, há dois brasileiros. O Black Sheep, uma simpática ovelha negra, de George Theodoro Ary, e o Brazilian Birds, de Marcos Antonio Bonimcontro, dois dos maiores e imponentes do festival. Os vôos acontecem todos os dias em dois horários, às 6h da manhã e às 18h.  Pode-se curtir observando, fotografando e filmando o trabalho para colocar no ar esses verdadeiros colossos ou, mais ativamente para os mais corajosos, reservando seu lugar num dos balões e ter uma visão aérea de tirar o fôlego Mas para isso, é necessário desembolsar de $180 pela manhã e $220 à noite.

DSC_0015

É bom ter em mente que intempéries acontecem (principalmente aqui no Québec) e os vôos podem ser cancelados em cima da hora de acordo com as condições meteorológicas. Caso isso aconteça, os organizadores se comprometem a dar cupons que permitem a entrada num outro dia de festival.  Afinal de contas, por mais que o evento como um todo seja um excelente programa em família, nada é mais deslubrante que o momento em que todos os balões sobem.

DSC_0019

 

Como chegar

A partir de Montreal: Existem ôninus comuns saindo do terminal Bonaventure (linha 96 no portão 17 ou 18). Mas deve-se pegar um outro ôninus no Terminal St-Jean ou o transporte da linha azul do serviço de ônibus de St-Jean.

Os ônibus saem da Bonaventure a cada duas horas a partir da 9h e custam $ 9,75 cada perna.

Partindo da Rive-sud:  O mesmo número de ônibus, o 96, mas no portão 15 do Terminal Panama em Brossard.

Navette – Existe ainda o que eles chamam de Navette, que são conduções especiais para o festival que custam $25 ida e volta, por pessoa, Também saem do Terminal Bonaventure.

Carro – Há um amplo estacionamento que custa $7 pelo dia todo.

Endereço: 5 Chemin de l’Aéroport, Saint-Jean-sur-Richelieu, QC J3B 7B5

Maiores informações sobre transportes aqui

Como descrever sensações e emoções é praticamente impossível, para complementar esse texto com os serviçoes, nós do Montreal na Real ficamos tão impressionados com a estrutura, qualidade e beleza do International de Mongoltfières que fizemos um vídeo especial que você pode ver clicando aí embaixo.

Textos relacionados

Montreal Spring 2016 – 1a parte Primeiro de uma série de vídeos mostrando as belezas, movimentos, cores, vida e diferenças entre as quatro estações do ano aqui em Montreal. Num formato diferente, mais artístico, menos jornalístico, para que você também se apaixone por essa cidade espetacular! O jornalista e filmmaker Nilton de Oliveira Júnior, que concebeu, filmou e editou o v...
#3 – Transporte : Metrô e ônibus em Montreal... Nesta reportagem você vai conhecer um pouco mais sobre o transporte público de Montreal. As vantagens  e desvantagens de cada sistema. As facilidades e dificuldades de andar por essa cidade. Vale a pena fazer a carta Opus, o bilhete de acesso em suas viagens? Tudo isso e muito mais no Montreal na Real. Então não perca tempo e embarque conosco .......
Brasileiros podem viajar a partir de hoje ao Canad... O Canadá é um destino de escolha para muitos viajantes. Para facilitar a vida de turistas, estudantes, homens e mulheres de negócios , o governo Canadense, através do escritório de imigração (CIC – Citizenship and Immigration Canada) resolveu mudar as exigências de entrada para brasileiros no país. O visto será substituído pela autorização de viage...
#27 – Dicas para facilitar o aprendizado do ... É possível aprender francês começando do zero depois de adulto? Como fazer para melhorar o aprendizado e chegar à fluência no idioma? No programa de hoje Marcio Ribeiro e Cida de Roussan dão dicas preciosas de filmes, seriados, aplicativos, softwares e até eventos para te dar uma mãozinha. Saiba quais são os principais exames de proficiência do fra...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.