Radio Montreal na Real

#35 – A preservação do português na vida dos filhos de imigrantes

Por montrealnareal

escolinhaMoramos em um outro país, nos relacionamos e trabalhamos com uma segunda ou terceira língua e estamos longe, bem longe daquela escola ou sistema educacional no qual fomos educados, alfabetizados e apresentados às histórias de Ana Maria Machado, aos romances de Jorge Amado, Machado e aos poemas de Drummond. Conversamos em português em casa com nossos filhos, mas os ensinamos a ler e escrever? Até que ponto eles dominam completamente sua língua materna e qual a importância de preservá-la? Qual o melhor momento e idade para se trabalhar uma alfabetização estando no exterior, quanto tempo isso pode durar e qual o melhor método de ensino?

Conversamos com a professora de português para estrangeiros, tradutora e jornalista, Gabriela Passos, que em setembro inicia um projeto voltado ao ensino de português para crianças e preservação do português como língua de herança.  Lizie Nunes, estudante e mãe que mantém o ensino Ivian Destro, pedagoga, professora de literatura, mestranda em currículo e instrução na Universidade da Flórida, com pesquisa na área de idiomas de herança.

Montreal na Real vai ao ar toda terça-feira às 17:30h na Radio Centre-Ville, 102,3 FM.

Reproduzir

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.