Dicas | Emprego

As ferramentas certas para achar um emprego no Québec.

Por montrealnareal

Como prometido continuamos nossa série sobre mercado de trabalho.

jobs

por Rogério Tanganelli.

No Canadá a diversidade é uma regra. Imagina uma terra que recebe milhares de imigrantes por ano.  Cada um com uma experiência de um mercado de trabalho distinto. Imagine agora este mercado tendo que coordenar todas estas diferenças.  É por isso que é fundamental aprender a se comunicar com os empregadores através de um bom CV, uma carta de apresentação e um portfólio. Eu não falo aqui da língua, mas do modelo de comunicação mais adequado entre empregados e empregadores.  Formato, palavras chaves,  divisão por blocos de sua experiência. Que tipo de experiência transmitir e por aí vai.

É essencial investir tempo na produção e aperfeiçoamento destas ferramentas. Não pense que um dia, uma semana e até alguns meses desenvolvendo o seu CV é perda de tempo. No Brasil talvez teu CV está guardado há muito tempo naquela gaveta empoeirada e pode ser que ao chegar aqui ele continue na gaveta,  isso porque um novo modelo completamente diferente terá que ser produzido.

É redundância também dizer que mais adpatado ao mercado local, mais chances você terá.

Find-Jobs1

De início é preciso que você compreenda o processo de seleção e recrutamento no Québec. Saiba que ele possui diferenças evidentes com o mercado brasileiro.

1º – Etapa

Oferta de emprego – Contato – Busca

Dica. Os sites de busca são muito bons e podem te render um bom emprego. Mas não se esqueça que as grandes oportunidades estão no que eles chamam de “Marché Caché” ou mercado escondido. Algo semenhante ao Brasil. É a tua rede de contatos que vai te garantir e para isso é preciso alimentar seu “réseau” ou seu “network”. Teremos mais adiante um documento inteiro destinado só a isso, como iniciar sua rede de contatos em terra alheia.

2º – Etapa

Envio do CV e Carta de apresentação

A grande diferença aqui é a introdução da tal carta de apresentação ou “Lettre de présentation” ou “cover letter”. No Québec não adianta só o CV. A cada envio de oferta de serviço você precisa enviar uma carta personalizada a teu empregador. É difícil?  Sim.  Para complicar ainda mais nossa vida e treinar nosso segundo idioma eles pedem sim a carta.

3º – Etapa

Entrevista por telefone  e entrevista pessoalmente.

Quase sempre o empregador vai te ligar antes e bater um breve papo contigo antes da contratação. É uma espécie de pré-entrevista. Muitas perguntas inclusive se repetem na pré-entrevista e na entrevista pessoal.

É nesta etapa também, a entrevista pessoal, que possuem testes psicológicos ou linguísticos. Esta segunda entrevista pessoal pode se tornar em alguns casos a terceira, quarta ou até sexta antes da contratação.

4º – Etapa

Negociação.

É nesta etapa que você irá tratar dos detalhes finais da contratação. Salário, condição de emprego, seguros, aposentadoria, etc.

5º – Etapa

Entrar em ação.

Conhecedor de todo esse processo então entenda que seu CV não tem como objetivo garantir sua vaga na empresa. Ao construir um CV é fundamental ter em mente que ele funcionará como uma isca para a entrevista. O CV TEM COMO OBJETIVO GARANTIR UMA ENTREVISTA.  Você precisa através dele provocar a seguinte reação do empregador “Esse cara tem algo a me dizer”

Sua vaga será garantida nas entrevistas e o CV irá garantir este contato frente e frente com o seu novo patrão. Aliado à carta de apresentação, os dois documentos serão um resumo de que suas competências atendem às exigências da empresa. Então, dependendo da vaga, você deve alterá-lo de acordo com as demandas da empresa.

Erro a ser evitado.

Enviar CV para vagas que não correspondem as exigências da oferta de emprego.  Mas ao mesmo tempo não enviar por acreditar que está muito longe da oferta. Parece uma contradição, mas aí vai entrar o teu bom senso. É preciso descobrir se tuas experiências podem satisfazer as necessidades mínimas daquela vaga.

Os diferentes modelos de CV.

Basicamente três modelos são aceitos no mercado de trabalho do Québec e você precisa se adequar ao melhor modelo.

CV Chronologique.

Este CV cronológico dará ênfase as suas experiências de trabalho adquiridas em um mesmo setor de atividade.

Neles você irá enumerar seus empregos ocupados começando pelo mais recente.

Quando ele é indicado.

Principalmente para o pessoal da área de TI ou quem teve experiência em multinacionais. Se você trabalhou na HP no Brasil por exemplo vale muito a pena evidenciar isso em sua primeira linha do CV. Lembre que as primeiras linhas do seu CV devem ser as mais fortes e impactantes em termos de informação.

O cronológico é mais utilisado também para enumerar experiências de trabalho do mesmo setor. Então ele é muito bom para quem não quer mudar de área e sim seguir o mesmo caminho.

Outra dica importante é que se o seu CV não possui buracos, os espaços sem trabalho, o cronológico funciona muito bem.

CV Fonctionnel ou par compétences

Este CV coloca ênfase em suas competências, muito mais que sua experiência de trabalho. Diferentemente do CV cronológico, o “fonctionnel” evidência em sua primeira parte suas competências. São frases que demonstram sua habilidade em se adaptar ao mercado e atender as exigências da vaga.

Quando ele é indicado.

Principalmente para o imigrante que tem larga experiência em uma função mas trabalhou em empresas que não são conhecidas mundialmente. Tomemos por exemplo um administrador ou um representante de marketing. Sua experiência em vendas é muito grande e você trabalhou numa empresa médio porte ou até grande no Brasil, mas totalmente desconhecida no cenário mundial. Você pode colocar em seu CV, logo na primeira parte do documento que possui experiência em venda direta, que é capaz de coordenar uma carteira de mais de 200 clientes, é ágil em abertura de novos mercados e possui grande habilidade comunicacional em 3 idiomas. Neste caso sua habilidade chamará muito mais a atenção do empregador que o seu caminho percorrido em empresas brasileiras.

Ele é indicado para quem trabalhou pouco e tem pouca experiência no mercado de trabalho.

Para quem está pensando em mudar radicalmente de setor.

Você possuiu uma experiência vasta mas em setores que não estão interligados. O famos multitarefa.

Ou você quer evidenciar uma habilidade sua que nunca foi posta em prática em seus antigos trabalhos.

CV Mixto.

Este é o modelo que mescla os dois modelos anteriories. Você destina uma área somente para suas experiências e outra área somente para suas passagens por empresas.

Não importa o tipo de CV ele não deve conter fotos, estado civil e idade. No Québec estas informações não são necessárias.

Este texto teve como base informações fornecidas pelo próprio Ministério da Integração Cultural do Québec.

Aqui você encontra um Banco de dados com todos os modelos de CV  .

Gostou do tema sobre mercado de trabalho. Então participe com comentários e sugestões. Mande também sua pergunta para o Montreal na Real que nós vamos responder.  Em próximos textos iremos abordar portfólio e carta de apresentação.

Não se esqueça que o site em francês com informações completas sobre o tema está aqui no Emploi Québec.

Boa busca e bom trabalho.

Textos relacionados

Montréal en lumière O Festival de Luzes e Cores mais quente do inverno Canadense já está rolando e se eu fosse você não deixava o frio recorde deste fevereiro te intimidar não e metia logo o nariz de fora para sacudir este esqueleto. A 16º edição ocorre até o dia 1 º de março e traz diversos espetáculos de música, alguns gratuitos que ocorrem na Place des Arts e outro...
(Opinião) Conheça a estação de ski de Bromont Nosso amigo e colaborador Eduardo Fonseca destrinchou a estação de ski de Bromont, que fica a cerca de uma hora e meia de Montreal e é uma excelente opção de diversão para iniciantes e avançados nesse esporte de inverno. Leia a opinião deste verdadeiro caçador de montanhas geladas pelo mundo Por Eduardo Fonseca Arraes Descobri o snowboard pel...
#55 – Quer morar no Québec? Pergunte-me como... Nosso programa na Radio Centre-Ville, esta semana está completo sobre os dois principais sistemas de imigração para o Canadá através do Québec: Trabalhador Qualificado e PEQ. Saiba por onde começar seu projeto de imigração, quais os critérios para ser elegível, passo a passo do preenchimento de formulários, detalhes sobre o recém-criado sistema onl...
Quer esclarecer suas dúvidas sobre imigração para ... Quer esclarecer suas dúvidas sobre imigração para o Canada? Processos, mudanças, expectativas para o futuro, dicas de integração... Enfim, todos os aspectos que envolvem a mudança para as Terras Geladas? Então você não pode perder o Montreal na Real, terça (10/02), às 17:30h, na Radio Centre-Ville 102,3 FM! Receberemos duas das maiores especialist...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.