Dicas | Opinião | Textos

Verglas – O mais belo transtorno que o inverno te proporciona

Por montrealnareal
DSC_0090

Arbusto de vidro? É gelo!

 

Por Marcio Ribeiro

Dizem que o inverno em Montreal é amedrontador. Pode até ser. Mas este de 2014/2015 até que tem sido bem generoso com quem está acostumado a viver do lado de lá do equador. Temperaturas consideradas amenas e até positivas em pleno mês de janeiro. Mas nada cai do céu assim tão fácil. Quer dizer. Até tem algo que cai do céu fácil e que acaba se tornando a verdadeira dor de cabeça para quem habita por aqui nas terras geladas: a chuva verglaçante. Nunca ouviu falar nisso? É porque não mora por aqui. Então é bom começar a se acostumar, porque fatalmente se você passar um inverno no Canadá, se tornará vítima desse fenômeno meteorológico que é ao mesmo tempo terrível e mágico.

A chuva verglaçante é um fenômeno que ocorre quando as temperaturas estão muito baixa e chove. A água congela ao entrar em contato com qualquer superfície sólida, criando verdadeiros ringues de patinação em calçadas e ruas. Árvores pesam e folhas são revestidas por uma camada de gelo que parece vidro. A cidade fica linda! Água congelada derramando-se pelas varandas, vegetação, fios de alta tensão criando verdadeira esculturas.  Árvores e arbustos de vidro para todos os lados. Um espetáculo! Casas sem luz porque a fiação arrebentou com o peso. Pessoas levanto tombos perigosos nas calçadas. Riscos de acidentes com carros. Um inferno!

Esse cenário de caos e beleza tomou conta de Montreal entre os dias 4 e 6 de janeiro. E até a publicação desse texto, o que havia era um sentimento coletivo de torcida para que o verglas acabe o quanto antes. Porque apesar de bonito, é um fenômeno que causa transtornos. E muitos! Só ontem foram 129 mil clientes da Hydro-Québec, a fornecedora de energia da cidade, no escuro. O verglas pode ser perigoso também para aviões e helicópteros, pois se a capa de gelo for muito intensa, pode mudar a aerodinâmica do veículo. Os motoristas tem que ter atenção redobrada porque ele não é fácil de ver no asfalto.

Como tem muito pouco ar no espaço entre o gelo e a superfície, o verglas reflete muito pouco a luz e mantém a cor da superfície. É lindo. E extremamente liso. O que significa: tombos, quedas, escorregões, vacas, derrapadas…Sem poupar velhos, crianças, jovens atléticos ou animais de estimação. Em algum momento, todo mundo terá seu momento peixe ensaboado.

Para tentar escapar de sua personal-videocassetada, está cada vez mais em moda o uso do crampon, um “equipamento” para ser colocado nas solas dos sapatos, contendo uma espécie de espetos de metal para fazer o cidadão conseguir frear quando caminha pelas ruas sem se sentir uma pedra de gelo num pedaço de seda. Porque é assim que a gente se sente deslizando daqui para lá sem vontade própria. Os crampons podem ser encontrados facilmente em farmácias como Pharmaprix e Jean Coutu, ou lojas como o Canadian Tire e custam em média entre 13 e 29 dólares. É um “adorno” feio para o seu pisante, mas aqui entre nós: quem liga para a moda quando se pode evitar uma fratura não é mesmo?

crampon2 crampon

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom para que vocês tenham uma ideia, eis algumas fotenhas de como a cidade fica após uma noite de chuva verglaçante:

DSC_0088

Repare na capa de “vidro” nos galhos da árvore e o efeito da iluminação

 

DSC_000002

Ringue de patinação natural na calçada. Não, isso não é legal

 

DSC_000001

Árvores e galhos caídos onde poderia estar seu lindo carinho

 

 

 

DSC_0092

Como os parques ficam lindos!

 

Textos relacionados

A incrível transformação do Estádio Olímpico duran... https://www.youtube.com/watch?v=FJfTwUcTcMQ Já dissemos aqui no Montreal na Real que a fama de elefante branco do Stade Olympique está ficando cada vez mais injustificada. O vídeo feito pela administração do local é uma prova disso. Em apenas um mês, o estádio abrigou dois jogos de baseball, um de futebol, um evento de Monster Truck e uma feira ...
#71 – Mercado de trabalho e redirecionamento... Já pensou em mudar radicalmente sua vida? Mudar de país, de carreira...A maioria dos brasileiros que desembarcam nas Terras Geladas do Canadá não só pensaram como estão realizando. Mas mudar de área profissional nem sempre é muito fácil e o caminho não é evidente. Por isso, Montreal na Real na Radio Centre-Ville convidou duas especialistas para deb...
Montréal en lumière O Festival de Luzes e Cores mais quente do inverno Canadense já está rolando e se eu fosse você não deixava o frio recorde deste fevereiro te intimidar não e metia logo o nariz de fora para sacudir este esqueleto. A 16º edição ocorre até o dia 1 º de março e traz diversos espetáculos de música, alguns gratuitos que ocorrem na Place des Arts e outro...
Advogada especialista responde dúvidas sobre o pro... Sempre em busca de precisão nas informações que transmitimos a quem nos acompanha, Montreal na Real foi atrás de uma especialista para responder às perguntas mais frenqüentes que recebemos sobre o processo de trabalhador qualificado de Québec.  Entrevistamos a advogada especialista em direito de imigração, doutora Paula Barcellos, que mora em Montr...

Sobre o autor

montrealnareal

Facebook Twitter

A vida como ela é no lado francês do Canadá! Programas de rádio, vídeos, textos, produzidos por jornalistas, como participação de especialistas! No ar desde julho de 2014.


Comentários 3

  1. montrealnareal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.